sábado, 5 de maio de 2012

2012 COMEÇOU HÁ TEMPOS E NÓS SÓ TRABALHANDO...



Faz tempo que 2012 começou e nós, só trabalhando, sem folga pra dizer
"Feliz Ano Novo, galera!".

Começamos com novos planos, dessa vez, porém, voltados para ferramentas básicas do pacote Office, como Processador de Textos (Writer), Apresentação de Slides (Impress) e Planilha (Calc). Vamos "passar a régua" nos conteúdos básicos destes aplicativos, além de conhecer melhor algumas funções do teclado.
É que, observando as turmas durante todo o ano passado, percebi que usam o básico do básico e mesmo assim, às vezes com distorções que atrapalham uma digitação rápida. 
Então, sempre trabalhando dentro de um contexto importante para todos, começamos - no 1º bimestre - discutindo sobre "Sexting", uma prática cada vez mais comum entre crianças, jovens e até adultos, que pode acabar muito mal. Aprendemos como digitar usando as duas mãos bem posicionadas no teclado e estamos fechando com a formatação básica do texto, tudo no Writer.

Os 8ºs anos vão, no 2º bimestre, trabalhar com o Impress, produzindo slides. Alguns serão engajados no tema da Olimpíada de Português deste ano, a 801 se envolverá com o tema "Eu me amo!", refletindo sobre as causas fundamentais que levam tantos jovens a se envolverem com sexting, bullying e cutting. Vamos realizar uma Convocatória de Arte Postal com este tema!  

Os 9ºs anos se aplicarão em construir uma planilha para cálculo de suas médias bimestrais, como incentivo a se planejarem e se dedicarem mais aos estudos e conquistarem melhores resultados, já que estão se aproximando de uma nova etapa: o Ensino Médio.

A maior novidade é que, incontida em meu desejo, resolvi fazer duas oficinas básicas de Robótica! Só para a construção de bichinhos que se movem e compartilhar com alguns alunos o gostinho de criar algo bem bacana e entrar num mundo cheio de possibilidades. Por enquanto, é só o que eu sei, mas alcançaremos mais!

Alguns resultados desses trabalhos poderão ser vistos no blog de 2012, que será linkado ali no menu lateral. Visite-nos!

Abraços a todos!
Goreti
Implementadora de Informática e Pedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário