sexta-feira, 26 de agosto de 2011

PARA INÍCIO DE CONVERSA






Trabalhar em Educação é uma alegria, com informática é um prazer! E esse prazer estamos tendo, eu e meus alunos (nem todos é claro, rsrsrs!), neste ano de 2011, quando ingressei na FEVRE, como Implementadora de Informática do Colégio Getúlio Vargas.

Iniciamos uma nova fase no trabalho em informática educativa, com a implementação de informática sendo assumida por professores e pedagogos - que é o meu caso, buscando trazer uma nova visão, uma nova forma de desenvolver conteúdos e técnicas com os alunos, no laboratório.

Em especial, assumi as turmas do Ensino Fundamental do turno matutino, além de quatro turmas (703 a 706) no turno vespertino. 

Durante o primeiro semestre de 2011 começamos alguns projetos, que ainda estão em andamento por usar a web 2.0 como plataforma: o projeto "Fanzine" e o "Respeito é Bom e Eu Gosto!" (ambos tem um blog específico em construção, que você poderá visitar daqui - veja o link ao lado). No desenvolvimento destes trabalhos os alunos usaram o processador de textos Writer, do Linux, como repositório temporário de informações e alguns já começaram a usar o Google Docs.

Também, trabalhando direto no web, algumas turmas criaram histórias superbacanas no site "Storybird.com", que estão em fase de revisão ortográfica e tradução para o inglês (o site é americano) com a ajuda do "Google tradutor". Em breve liberaremos todas as histórias (algumas emocionantes, outras engraçadas, todas criativas!) para o mundo todo se deliciar. Aproveite e vá já conhecer o site com histórias de crianças, jovens e adultos do mundo todo!

Em Arte, fizemos pesquisas sobre Escher e Movimentos Modernos da Arte (em parceria com a profª Paula) e os jovens criaram "Galerias Virtuais de Arte" no Impress (Software de apresentação de Slides do Linux) que podem ser vistas também em um blog próprio a partir daqui (ao lado).

As turmas da tarde se dedicaram ao tema Meio Ambiente e suas mazelas e produziram Histórias em Quadrinhos - "S.O.S. Terra!"- no Powerpoint (Software de apresentações de slides do Windows). Alguns destes trabalhos você já pode ver no blog "Arte no laboratório de Informática", com link ao lado.

Iniciamos agora o segundo semestre e as turmas da tarde, mais algumas da manhã, estão se dedicando a fazer animações no PIVOT; outras, da manhã, ainda dentro do Projeto "Respeito" estão iniciando o planejamento de Fotonovelas, com a utilização de fotografia digital, processador de textos Writer, técnicas de teatro e finalização no software Hagáquê (em parceria com a profª Renata, de Leitura); outras ainda, estão se dedicando aos primeiros passos para a criação da RádioWeb do CGV,  cuja programação deverá ser apresentada em blog e, quem sabe, no horário de recreio durante a semana. Estão aprendendo a utilizar o software Audacity, e usarão o suporte do processador de textos Writer, gerador de imagens vetoriais Inkscape e fotografia digital (para o blog). Esperamos que saia tudo conforme o planejado e todos fiquem orgulhosos de si e de nossa escola!

Por enquanto é isso aí!
Abraços,
Goreti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário